A maldição do Razr
Divulgação A Motorola vai encontrar a redenção com o Android? O Razr, todo mundo sabe, foi um dos celulares mais bem-sucedidos de toda a história. Mais de 100 milhões de pessoas levaram o aparelhinho para casa, atraídas pelo seu design fininho, colorido, supermoderno. De 2004 em diante, o sucesso do Razr foi tão avassalador que a divisão de celulares da Motorola não conseguiu pensar em outra coisa — só nele. Não deu bola para o fenômeno do GSM, que engolfava quase todo o mundo. Não enxergou a força ascendente do 3G. Ignorou até o iPhone e a sua reinvenção completa dos smartphones. Quando deu por si, a Motorola já estava quase morta em celulares. Sucesso demais é assim mesmo — cega as empresas e os executivos mais brilhantes. Mas nada como perder dinheiro para olhar à volta e constatar que o mundo mudou. A Motorola queimou centenas de milhões de dólares em prejuízos. Demitiu milhares de pessoas. Viu as vendas despencarem. E reagiu. Colada no And