Trens do Rio testam bilhete por SMS
Há um mês, funcionários da SuperVia, concessionária que administra o serviço de trens no Rio de Janeiro, estão testando uma solução de bilhetes em SMS. Um equipamento especial, capaz de ler um código presente em uma mensagem de texto na tela do celular, foi instalado em uma catraca na estação Central do Brasil. "Não houve qualquer problema até agora. A leitura é feita em 50 milissegundos, mesmo tempo do cartão hoje utilizado pela SuperVia", afirma Rodrigo Petroni, sócio-diretor da UPM2, empresa brasileira responsável pela solução, criada originalmente por uma companhia sueca. O equipamento também é capaz de ler códigos de barras, NFC, Mifare, RFID e outros protocolos. A UPM2 se propõe a vender a solução completa, incluindo as máquinas leitoras, que no futuro serão fabricadas no Brasil. A SuperVia ainda está avaliando a contratação da tecnologia. A solução de bilhete móvel testada na Central do Brasil é a mesma avaliada com sucesso