TIM perde mais no pré-pago e é superada pela Claro no total de celulares
A tendência de encolhimento da base de pré-pago iniciada em 2015, com adições líquidas de -28,4 milhões, continua em 2016. Os usuários estão abandonando o 2º chip e passando a se comunicar mais intensamente através de mensagens utilizando aplicativos móveis, como o WhatsApp. Nos primeiros seis meses do ano o Brasil apresentou adições líquidas de -5,8 milhões de pré-pagos, sendo -2,4 milhões da TIM e -2,0 milhões da Claro. Como consequência, TIM e Claro perderam market share de pré-pago enquanto Vivo e Oi ganharam, apesar de todas as quatro operadoras terem apresentado adições líquidas negativas de pré-pago nos seis primeiros meses de 2016. No pós-pago, a Vivo liderou com adições líquidas de +0,6 milhões nesse período (Jan-Jun/16). Nota: Oi estimada pela Teleco em jun/16. Com este resultado a Claro apresentou adições líquidas de -1,7 milhões de celulares (Jan-Jun/16), 562 mil celulares menos que a TIM (-2,3 milhões) e conseguiu ultrapassar em mar